sábado, 10 de setembro de 2011

Todas as crianças têm direito a ser crianças ou a infância está mesmo perdida?? Uma introspeção...

Thylane Blondeau fotografada por Tom Ford para a revista Vogue francesa
Esta menina tem apenas 10 anos e aparece numa revista de moda, posando como uma modelo veterana e como se de uma adulta se tratasse!? Nos dias de hoje, qual é o significado de uma foto com uma criança altamente produzida (com roupa provocante e maquilhagem acentuada) e em poses deste género? Apenas trabalho no mundo da moda?! Início de uma carreira precoce? E onde começa a exploração infantil? Busca de sucesso e fama? Promoção de roupas e acessórios?!  E para isto será mesmo imprescindível usar toda esta exposição atrevida e até condenável? E o bom senso? Que modelo conceptual seguem estes pais ou até mesmo o fotógrafo? Que valores adota a sociedade atual? Que exemplo dar às crianças?

A sexualização pode estar aos olhos de quem a vê, mas não deixa de estar exposta a todos os olhares, até mesmo aos mais perigosos. E uma criança não está mental nem moralmente preparada para receber e se denfender destes olhares.

Só de pensar que "eu ainda sou do tempo" em que, com esta idade, brincava com bonecas, via desenhos animados na TV e corria na rua com crianças da minha idade. Não tinha pressa de ser adulta, nem de iniciar uma carreira. Desconhecia o significado da palavra pose e da palavra sensual. 

Mas, hoje em dia, as adultas querem parecer-se com meninas e as meninas com adultas. A ingenuidade perde-se cada vez mais cedo. E com a perda da inocência perde-se  também a infância.

Sem comentários:

Enviar um comentário