sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Monólogos da psiquiatria

Após a simples pergunta: "Hoje foi à aula de ginástica?"

A resposta:
"Não porque o professor disse que não havia ginástica hoje, ele viu-me no bar e veio ter comigo para dizer que não havia. Até ja tinha vestido o fato de treino mas depois fui tirar outra vez e vesti esta saia. Sabe? Esta saia é muito bonita e vai ser outra vez moda, vai ver que para o ano é caríssima, esta saia vai ser muito cara mas eu ja tenho uma...
Há trinta e tal anos que me dói a cabeça e comecei a tomar um analgésico que há anos que não faz efeito! Eu sei que não estou a ser bem medicada... nem anti-inflamatórios, nem relaxantes, nem nada... e eu tomo tanta porcaria. Eu devo estar a precisar de mais medicação das glândulas.
Sra enfermeira quer que lhe traga uma água fresca??
Humm...
Ah! Já me lembro o que ia dizer: sabe que eu ontem à tarde... aquelas senhoras que andam com as batas amarelas?! Mas a que eu encontrei, já encontrei há muitos anos e trabalhava para mim. E ela é que dizia o que a doente tomava no Centro de Saúde. Mas isto, há três anos porque eu adoeci e ela gosta muito de mim.
E a sra enfermeira sabe... porque quando eu estava cansada da minha mãe, ela dava-me qualquer coisa para o meu estado de saúde porque eu passava as noites com a minha mãe e a sra R. M. era a diretora. Também trabalhava no hospital de dia... e de noite também para curar o marido que tinha tido uma trombose. E a minha mãe tinha que ter cuidado com os diabetes que eram hereditários...
Bem, voltando ao assunto, essa senhora esteve a dizer-me que eu era muito inteligente, tenho muitas capacidades... Andamos a dar uma volta pelas unidades, eu e a doutora, aquela forte dos serviços... para me pôr calma sem remédios... a secretaria, não é a secretaria, mas é outro nome, mas pela secretaria a sra já memoriza. Tem lá uma doutora que é assim muito forte... comparada connosco, não tem nada a ver! Ela deve ter problemas porque vai ao bar e só toma um cafezinho.
Eu vou descansar um bocadinho, acha bem sra enfermeira? Eu descansar um bocadinho? Penso que os meus problemas como a sra sabe... Aaah!!"
***
E saiu!

Sem comentários:

Enviar um comentário