Celebra-se hoje e pelo 4º ano consecutivo, o Dia Mundial Humanitário.
"Esta data foi escolhida em memória dos 22 trabalhadores humanitários, entre os quais o enviado das Nações Unidas, Sérgio Vieira de Mello, que perderam a vida em 2003 na sequência do ataque terrorista à sede das Nações Unidas em Bagdade, no Iraque. Recorde-se que nesse mesmo ano a AMI também se encontrava no terreno, assegurando a assistência médica às vítimas do conflito.
Segundo a Aid Worker Security Database, em 2011, registaram-se 308 vítimas de incidentes de segurança em acções humanitárias, das quais 86 faleceram.
Nos 28 anos de existência e apesar muitas vezes actuar em contextos de extrema insegurança, a AMI não teve felizmente que enfrentar nenhuma baixa fatal nas suas equipas. No entanto, a cada vez maior complexidade dos cenários de emergência associada à tendência crescente de ataques dirigidos a trabalhadores humanitários, obrigam as organizações a uma maior preocupação no desenvolvimento de procedimentos e regras apertadas que garantam a maior segurança possível aos seus voluntários.
A AMI aproveita este dia para agradecer a todos os seus voluntários que passaram por mais de 68 países do Mundo, num total de 1.288 missões humanitárias."
| Informação retirada da página de Facebook da AMI
Sem comentários:
Enviar um comentário