quarta-feira, 1 de abril de 2015

1 de abril: Dia das mentiras!


Porquê??


Há muitas explicações para o dia 1 de abril se ter transformado no "dia das mentiras" [também conhecido por "dia das petas", "dia dos tolos (de abril)" ou "dia dos bobos"].

Uma das explicações refere que a "brincadeira" surgiu na França:

Desde o início do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. E as festas duravam uma semana, terminando no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o Ano Novo seria comemorado no dia 1 de janeiro, mas alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciava a 1 de abril.

Gozadores passaram então a ricularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Festas estas que ficaram conhecidas por plaisanteries.

Em países de língua inglesa, o dia da mentira é conhecido como "April Fools' Day" (Dia dos tolos de abril). Na Itália é chamado por "pesce d'aprile" e na França por "poisson d'avril", ou seja, literalmente "peixe de abril". Em Espanha, o dia é conhecido como "dia dos enganos".

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou "A Mentira", um periódico de vida efêmera, lançado no dia 1 de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. "A Mentira" saiu pela primeira vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1 de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

FONTE: Wikipedia 

***

Sem comentários:

Enviar um comentário